Sep 1, 2020
Eng. Dir @Unity
Quality Coaches / Specialists
"I often say that our teams do all the testing they know how to do - it's the job of these coaches to increase the breadth of that testing by introducing new testing ideas or approaches."
Referências
O termo QA Coach
O termo "QA Coach" não é padronizado no mercado. Outras variações que surgiram: QA Specialist, QA Owner, QA Advisor.
Apesar da variação de nome, o propósito, responsabilidades e forma de atuação são bastante similares.
Profissionais no mercado
Apesar dessa movimentação de reorganização da estrutura de Qualidade nas empresas estar acontecendo, em todas as conversas foi unânime como o maior desafio de encontrar profissionais que se encaixem no papel.
Para os que estão fazendo a transição de modelo, há muito investimento na capacitação e formação dos profissionais em habilidades com pessoas, grupos e mudanças (comunicação, gestão de mudança, persuasão e influência). Existe a premissa de que os profissionais sejam Srs tecnicamente.
E, para ter sucesso nessa capacitação, é premissa que os QAs tenham vontade de focar seu desenvolvimento majoritariamente nessas áreas e não mais em assuntos técnicos. O que não é um perfil comum no mercado.
Papel de QA Coach
Fazer o que for necessário para que o time melhora na frente de qualidade. Desde colocar a mão na massa, fazendo o set-up e começando as primeiros testes da suíte de testes, passando pela criação de indicadores macros para acompanhamento do nível de qualidade.
Quando existe um papel de QA dentro do time, o QA Coach tem maior foco nesse profissional, quando não existe esse o trabalho acontece no time como um todo.
Vantagens
- Estrutura mais enxuta: nos permite trazer profissionais mais seniors/capacitados por termos que trazer menos profissionais.
- Pessoas engenheiras com competências mais completas: eles são os donos e responsáveis pela qualidade do que constroem e estão se desenvolvendo profissionalmente, o que pode ser uma fonte de motivação
- Qualidade anti-frágil: centralizando a responsabilidade em um QA dedicado, qualidade fica totalmente dependente da presença e atuação desse indivíduo. (Horizonte de longo prazo)
- Qualidade de ponta a ponta: quem faz é a mesma pessoa que garante qualidade, o que nos dá várias vantagens, desde já escrever o código pensando em teste até responsividade a incidentes.
Riscos
- Dificuldade de contratação: São raros os profissionais prontos (habilidades técnicas e inter-pessoais) no mercado, não sabemos qual a percepção deles em relação a Liv Up e não sabemos qual será a aceitação para fazer parte da estrutura/modelo que estamos criando (modelo novo para o mercado).
- Encontrar onde estão profissionais com o perfil que buscamos para atraí-los.
- Grupos que estão, conteúdos que consomem, empresas em que trabalham, comunidades que participam, eventos que frequentam, etc...
- Iniciar o processo de contratação para conseguirmos aprender o quanto antes qual a proporção desses profissionais no mercado
Possíveis alternativas/ações
- Ramp up: A estrutura com QA Coaches não é a mais eficiente quando olhamos para a construção da base de qualidade (infra, ferramentas, conhecimento básico para os times e mínimo de cobertura). Ela funciona bem quando já existe um mínimo estabelecido. Se tiver que competir com o dia a dia, é mais provável que perca prioridade.
- Deslocar Task force interna para criar essa base
- Tercerizar a construção da base de infra e cobertura mínima necessária. O objetivo aqui é quebrar a força da inércia inicial
- Usar o time de Plataforma. Tem muita sinergia
Possíveis alternativas/ações
- Concorrência com as entregas: Ter qualidade é um investimento que deve ser priorizado na rotina dos times que aumenta o Lead time das entregas e diminui a vazão dos times. O que faz com que seja muito fácil voltar aos hábitos antigos e abrir mão da qualidade. No curto/médio prazo o risco de se voltar a estaca zero é grande
- Se já tivermos um case de sucesso na Liv Up (e-comm Web?), estruturar e apresentar para dar mais clareza sobre o retorno que esse investimento inicial traz
- Fazer o trabalho focado time a time, priorizando valor (onde está doendo mais?) x investimento (quão difícil será colocar a galera no barco?)