Jul 1, 2018
A Liv Up já chegou a crescer em média 20% ao mês e um dos nossos maiores desafios, além de manter esse ritmo, é também nos desenvolvermos como pessoas e profissionais 20% ao mês.
O principal mecanismo para conseguirmos nos desenvolver tão rápido é o feedback. Encaramos como responsabilidade individual de todo mundo da Liv Up dar e pedir feedbacks com frequência: se vc não sabe como melhorar, pergunte. Se vc sabe como alguém poderia melhorar, fale.
Todo mundo já recebeu feedback mal dado, então esse tópico tem por objetivo juntar as boas práticas de como dar um feedback da melhor maneira possível para outra pessoa :)
0. Tipos de Feedbacks
São dois tipos de feedback que ajudam a pessoa a se desenvolver:
- Feedback positivo
- Feedback construtivo
Segundo pesquisa da Harvard Business Review, a proporção ideal para maximizar o desenvolvimento da pessoa é dar 5 feedbacks positivos para cada feedback construtivo. Reforçar o que a pessoa faz bem além de passar segurança para ela e gerar reconhecimento, é essencial para reforçar o que ela deve continuar fazendo.

1. Escolha as mensagens principais
(Tradução livre e resumida de parte do capítulo sobre “Performance Appraisal” do livro High Output Management (p. 191-192))
O ser humano tem uma capacidade finita de lidar com fatos, problemas e sugestões, principalmente relacionados à sua performance. O objetivo do feedback não é limpar o seu sistema com tudo o que vc quer falar, mas sim melhorar a performance da outra pessoa.
Como fazer isso? Foco.
a. Escreva sem compromissos todos os pontos que vc pensou em uma lista, seja exemplos, resultados, qualquer formato; b. Procure relações entre eles. Provavelmente alguns serão manifestações do mesmo comportamento e podem indicar o por quê que certa atitude positiva ou negativa existe; c. Para todos que estiverem em um mesmo grupo, escreva a mensagem que define o grupo; d. Priorize as mais relevantes, tente focar em poucas e deixe as outras de lado para falar em outra oportunidade. Não se esqueça dos feedbacks positivos!!

A ideia é maximizar as mensagens mais importantes, mesmo que sejam as mais difíceis. No texto “Radical Candor”, a autora fala da importância de sermos extremamente sinceros ao mesmo tempo que nos importamos pela pessoa. Para entender o conceito, no exemplo abaixo imagine que o “João” entrou na reunião com o zíper aberto:hj

2. Como passar a mensagem
O objetivo é fazer a outra pessoa compreender o que vc está dizendo para que possa melhorar.

Para deixar clara a mensagem para que a pessoa consiga entender e decidir como vai agir a respeito, a “boa prática” é moldar o feedback na framework Situação - Comportamento - Impacto

É isso.
Não esquecer dos feedbacks positivos. Foco. Sinceridade. S-C-I
Contribuições (e feedbacks ;) ) sempre bem vindos!
Abs